O TURISMO NO MEIO RURAL DE MATO GROSSO $ SUAS POSSIBILIDADES

 O Estado de Mato Grosso possui condições favoráveis para se desenvolver vários seguimentos turísticos no meio rural ,  diante das riquezas naturais aliado ao processo de ocupação do território para a produção agropecuária, criação de pequenos animais, presença do homem do campo com a sua cultura e história.


Quanto as definição de meio rural  podemos entender que é uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo, turismo rural, atividades não agrícolas, silvicultura ou conservação ambiental. É no espaço rural onde se produz grande parte dos alimentos consumidos no espaço urbano.


O meio rural de Mato Grosso apresenta, seja pela história a possibilidade de se formatar roteiros interessantes tanto para a diversificação da oferta, quanto para a questão econômica, que por meio da atividade permite que novos postos de serviços sejam criados e também que haja capacitação dos moradores locais para atuarem de maneira legal e técnica, oferecendo experiências de qualidade para o mercado turístico.


O turismo rural tem sido um segmento emergente no mundo, no Brasil e Mato Grosso apresenta condições favoráveis o desenvolvimento de atividades e produtos neste segmento 


SEGUIMENTOS TURÍSTICOS NO MEIO RURAL POSSÍVEIS DE SE DESENVOLVER NO  ESTADO DE MATO GROSSO 


Religioso

Manifestação da cultura e da história, mais antiga de turismo no mundo e um pretexto para conhecer e mostrar o país, seja por motivações espirituais ou culturais, o setor do turismo religioso proporciona uma descoberta de todo o território

  

Ecoturismo 

Tem como princípio a sustentabilidade, visando o uso responsável e consciente dos recursos naturais, unindo o crescimento econômico à justiça social e a conservação e preservação da natureza (OLIVEIRA et al., 2010).


Turismo Rural 

É o Conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. (Marcos Conceituais – MTur).


Turismo de Aventura 

Trata-se da atividade turística que implica uma viagem para uma área remota ou que inclui um plano onde podem acontecer fatos inesperados. Pode-se dizer que o turismo de aventura é um tipo de turismo, como o turismo cultural ou o turismo ecológico.


Turismo de Base Comunitária 

O TBC é uma interação anfitrião-visitante, cuja participação é significativa para ambos e gera benefícios econômicos e de conservação para as comunidades e o meio ambiente local. ”


Turismo Aventura 

Trata-se da atividade turística que implica uma viagem para uma área remota ou que inclui um plano onde podem acontecer fatos inesperados. Pode-se dizer que o turismo de aventura é um tipo de turismo, como o turismo cultural ou o turismo ecológico.


Cicloturismo 

Modalidade que utiliza a bicicleta, na união do lazer e a mobilidade. Seja em uma viagem curta de um dia ou em uma aventura de longa duração, a bicicleta é uma companheira de viagem que permite uma interação ímpar entre o viajante e a paisagem.


Turismo de Observação 

Segmento em que o ecoturista vai para alguma área natural e passa a observar sua beleza, contemplando-a, ou especificamente algum ou alguns de seus elementos como as aves os mamíferos, por exemplo, em que possibilita safári fotográfico e aumento da conscientização ecológica com a consequente preservação de áreas naturais.


Turismo Equestre 

 Atividade turística oferecida comercialmente, onde o equino ou muar é o meio de transporte e um dos principais atrativos” (ABNT). Consiste em realizar trajetos, passeios ou enduros sobre um cavalo.


  


     

Postagens mais visitadas deste blog

Expoalimentaria 2023 - Lima, Peru* 🇵🇪 - Natural Products Expo East 2023